domingo, 30 de janeiro de 2011

Alerta: Vulcão Yellowstone pode estar acordando

A fonte dessa notícia é o site Loucura Mental.
Vapor sobe de Castelo Geyser em Yellowstone National Park (foto de arquivo).
Fotografia por Mark Thiessen, a National Geographic

Parece que o planeta está revoltado em 2011, mas dessa vez agora é com o Supervulcão Yellowstone, que fica no parque Yellowstone nos EUA.
Cientistas estudam e monitoram esse supervulcão, um dos maiores do planeta, que tem sua caldeira com mais de 60km de diâmetro, a anos. Todos os anos, o solo em Yellowstone, tem uma elevação, um inchaço, devido ao Magma e pressão interna da caldeira, esse inchaço é de 5 a 7 cm por ano. (uma catástrofe anunciada a séculos).
O problema é que no dia 19/01 desse ano o Supervulcão deu uma respirada, inchou mesmo, uma grande área do parque se elevou em mais de 25cm de altura a uma velocidade surpeendente e vários lugares agora tem imensas rachaduras profundas que foram abertas por isso, inclusive na caldeira, com perda de magma por kilômetros terra a dentro. Os cientistas disseram que é um caso extraordinário de pressão vulcânica jamais visto e que não sabem se estamos lidando com uma pré-erupção.
No caso de uma explosão de um supervulcão desses… seria algo equivalente a milhões de bombas nucleares, dizem os especialistas.

Consequencias da Erupção:
Se o vulcão Yellowstone entrasse em erupção, sua erupção duraria cinco dias. Cerca de três meses após a erupção uma nuvem de poeira vulcânica cobriria o Hemisfério Norte, fazendo as temperaturas baixarem para -30ºC. Ao mesmo tempo o Hemisfério Sul teria uma estação seca que duraria tempo indeterminado e temperaturas que chegariam a 50°C.
Imediatamente após a erupção um gás mortal e venenoso, chamado piroplastic que atingiria a temperatura de 900°C, se espalharia incinerando tudo em um raio de 1900km, devastando as regiões do Kansas, Nebraska, Livingstone, etc. Partículas do gás poderiam se espalhar ainda mais longe, matando várias pessoas por envenenamento ou asfixia.
O tremor de terra resultante da erupção atingiria grau 8.9 na Escala Richter, provocando uma onda subterrânea que iria se espalhar até o oceano, causando um enorme tsunami com ondas de 55 metros que iria devastar as áreas costeiras da Europa, América Central, América do Sul, e Ásia.
Fonte: National Geographic



LEIA MAIS:



No canal Nibiruzinho tem um documentário chamado Mega Desastres - A erupção do Vulcão de Yellowstone, veja abaixo:





10 comentários:

  1. ola, eu estou cheia de medo, deviso a este vulcao...
    :(

    ResponderExcluir
  2. vulaçao e mentira isso e a entrada do inferno

    ResponderExcluir
  3. podemos morrer todos mesmo?
    nao ha maneira de evitar isso, ou apenas protegermo-nos desse gas mortal?

    ResponderExcluir
  4. Acho na minha opinião que deveríamos abrir os nossos olhos para a realidade. Nessa hora de calamidade acho que deveríamos esquecer as diferenças e nos unir para tentar sobreviver a esses eventos. Só espero que caso isso aconteça (que pelo amor de Deus isso nunca chegue a acontecer) sejamos informados de tudo isso o mais rápido possível pois nesses momentos acredito que devemos estar perto de quem mais amamos principalmente nas últimas horas. Eu não posso dizer que sou perfeito, até algumas vezes acho que Deus não existe outras que sim, sou muito confuso e evito me apegar as pessoas. Más ao ler essas matérias que falam sobre calamidades naturais eu penso, "As pessoas só estão unidas sendo conhecidos ou desconhecidos quando ocorre alguma catástrofe. Assim na maioria das vezes vimos que a partir disso somos o que podemos dizer humanos". Eu não quero que isso ocorra comigo, então porque eu também não posso desejar isso para as outras pessoas?

    Meu nome é Lucas Kádimo, tenho 19 anos e essa é minha opinião sobre a máteria abordada. Gente eu queria muito contato sabe, pra conversar mais sobre esses desastres. Caso alguém queira me adicionar no msn para poder conversar é lucaskadimo@hotmail.com (tudo minúsculo tá gente).

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  5. Espero que essa super erupção não aconteça, porque seria como lançar mais que 50 bombas de hiroshima nos E.U.A., e seria sentida em todo o mundo, em resumo, o mundo iria acabar(oque eu não quero q aconteça pois só tenho 11
    anos)todos nós morreriamos(o que eu também não quero aconteça).
    E de forma ou outra vamos morrer por causa do sol ou por causa de um meteoro(e eu també não quero que essas duas coisas não aconteçam).
    Eu vi isso no dicovery.
    meu nome é Flavio Kaneichi Riberto de Lima, pratico kendo e sou fanático por animes e tenho 11 anos

    ResponderExcluir
  6. Informar ou desinformar? Quando falamos em Yellowstone, devemos escolher as palavras certas e não devemos ficar apenas pelo que poderia acontecer, de modo a evitar uma espécie de alarmismo desnecessário, amigos... Para os que defendem que podemos estar na iminência de uma erupção colossal em Yellowstone e que, até esta está atrasada, é de salientar que não se pode apresentar intervalos de recorrência com base em apenas três valores, pois é estatisticamente insignificante. As três grandes erupções ocorreram 2,1 milhões, 1,3 milhões e 0,64 milhões de anos atrás. Os dois intervalos entre as erupções são assim de 0,8 e 0,66 milhões de anos, com uma média de 0,73 milhões de anos. A última erupção foi há 0,64 milhões de anos atrás, o que implica que ainda estamos a cerca de 90.000 anos de distância a partir do momento em que poderíamos considerar Yellowstone atrasado para outra grande erupção formadora de nova caldeira.
    No entanto, não podemos descartar a possibilidade de uma outra erupção, pela simples razão de que a área tem origem vulcânica e um longo historial vulcânico, bem como pelo facto de existir actualmente magma debaixo da sua caldeira. NO ENTANTO, não se têm detectado sinais de actividade que sugerem que uma erupção possa estar iminente, quanto mais de uma erupção colossal, dado que o magma está situado entre 8 a 10 km de profundidade...

    ResponderExcluir
  7. Pra mim este vulcão não é nada em comparar com a proporção territorial, o tamanho do planeta etc, se ele entrar em erupção o que aconteceria é deixar o planeta mais gelado, mas dizer que vai causar tsunamis é um pouco de mais, isso me cheira sacanagem americana, fácil jogar umas bombas nucleares no meio e colocar culpa nos vulcões... não acho que faça tudo isso.

    ResponderExcluir
  8. Os cientistas estimam que o vulcão Yellowstone explode a cada 600.000 a 700.000, ou seja, em média 650.000 anos, e se a última super erupção foi a 640.000 anos atrás, quer dizer que estamos pertos, como não ficar apavorado? Algumas pessoas que visitam lá dizem que há fontes mais quentes aparecendo lá em cima, e que o cheiro de enxofre é mais forte do que nunca. (Fonte CNEWS WordWatch). Será que autoridades estão escondendo informações para que a população não se desespere?

    ResponderExcluir
  9. Notícias recentes:
    http://www.youtube.com/watch?v=DS3RA7NdVKE

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...