quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Jesus dos 12 aos 30 anos: Áudio da entrevista de Huberto Rohden

Huberto Rohden nasceu em Tubarão, Santa Catarina, em 1893 e desencarnou em São Paulo, em 1981. Fez estudos no Rio Grande do Sul. Formou-se em Ciências, Filosofia e Teologia em Universidades da Europa - Innsbruck (Áustria), Valkenburg (Holanda) e Nápoles (Itália). De regresso ao Brasil, trabalhou como professor, conferencista e escritor.
Precursor do espiritualismo universalista, o grande filósofo, educador e teólogo catarinense, escreveu mais de 60 obras, onde franqueou leitura ecumênica de temáticas espirituais e abordagem espiritualista de questões pertinentes à pedagogia, ciência, filosofia e religião, enfatizando o autoconhecimento, auto-educação e a auto-realização. Propositor da filosofia univérsica, por meio da qual defendia a harmonia cósmica e a cosmocracia: autogoverno pelas leis éticas universais, conexão do ser humano com a consciência coletiva do universo e florescimento da essência divina do indivíduo, reconhecendo que deve assumir as conseqüências de seus atos e buscar a reforma íntima, sem atribuir à autoridade eclesiástica o poder de eliminar os débitos morais do fiel. Rohden não está filiado a nenhuma igreja, seita ou partido político. Fundou e dirigia o movimento mundial Alvorada, com sede em São Paulo.
Em 1952, fundou em São Paulo a Instituição Cultural e Beneficente Alvorada, que mantém cursos permanentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiania, sobre Filosofia Univérsica e Filosofia do Evangelho, e dirige Casas de Retiro Espiritual (ashrams) em diversos Estados do Brasil.
A zero hora do dia 7 de outubro de 1981, após longa internação em uma clínica naturalista de São Paulo, aos 87 anos, o professor Huberto Rohden partiu deste mundo e do convívio de seus amigos e discípulos. Suas últimas palavras, em estado consciente, foram: "Eu vim para servir a Humanidade".

FONTES:

Para ouvir palestras de Huberto Rodhen:


Apresentação do vídeo: A apresentadora Xênia Bier entrevista o filósofo, educador e teólogo catarinense Huberto Rohden (1893-1981) no Programa "Xênia e Você" (TV Bandeirantes - 1976/1977). Aqui ele discute o enigma da ausência de informações sobre a vida de Jesus Cristo no período dos 12 aos 30 anos.

4 comentários:

  1. Li alguns livros do Humberto Rohden. Foi uma alegria encontrar esse post e lembrar dessas leituras muito significativas.

    JG

    ResponderExcluir
  2. Olá, JG!
    Ele é um dos meus autores favoritos, e um grande pensador.

    Forte abraço,
    Claudia

    ResponderExcluir
  3. Existe uma tese, naturalmente polêmica, escrita por um teólogo alemão. Este centra seus estudos na possibilidade de Jesus não ter morrido na cruz e de ter escapado para a Índia (país em que teria vivido antes, dos 12 aos 30 anos), após a crucificação: esta que não teria passado de uma armação. No Oriente Jesus casou, teve filhos e morreu idoso: http://www.gatosepapos.blogspot.com/2011/04/jesus-viveu-na-india.html

    ResponderExcluir
  4. O Mestre teve uma só certeza de tudo o que Ele veio aqui, foi o dado histórico de que: Fazer o homem descobrir sua maior herança dentro de si mesmo, que é o despertar o Reino de Deus em si. Agora o ter filho, o sonífero anestésico, ou qualquer coisa parecida, não muda nada, o nada é que incomoda quem quer encontrar algo pra se preocupar e acreditar, quem quer quem preciza . . .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...